ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Pé no freio

01/10/2008
Por mais que ninguém se arrisque a prever qual será a intensidade e a duração da crise que abala o sistema financeiro mundial, o governo já está refazendo as contas em relação ao crescimento do PIB, estimado em 5% na proposta orçamentária encaminhada à Assembléia. O índice de 5% é o mesmo da previsão de crescimento da economia brasileira em 2009, mas a governadora Yeda Crusius e os secretários da área econômica avaliam que é preciso ser realista. O secretário da Fazenda, Aod Cunha, estima que o PIB gaúcho será atingido na mesma medida do PIB brasileiro e crescerá em torno de 3,5% em 2009.
A se confirmar essa previsão, a arrecadação de ICMS, que vem batendo recordes, terá uma queda de R$ 250 milhões em 2009 por conta da retração econômica. Em princípio, o governo não cogita reduzir a previsão de investir R$ 1,2 bilhão no próximo ano. A compensação deverá se dar pelo corte de despesas e pela maior eficiência da máquina arrecadadora.
Aod, que voltou de uma semana de férias no Nordeste em plena convulsão da economia mundial, aproveitou a folga para ler A Era da Turbulência, de Alan Greenspan, ex-presidente do Banco Central dos Estados Unidos. A leitura o ajudou a entender melhor as decisões do governo americano em crises anteriores e a concluir que o Rio Grande do Sul precisa estar preparado para um período de dificuldades.
– Teremos uma desaceleração do ritmo da atividade econômica mundial e isso terá impacto na economia gaúcha, principalmente pelo peso das exportações – acredita o secretário, referendando as previsões de outros economistas.
Tradução: o governo gaúcho vai pisar no freio e apertar o cinto para evitar que a crise comprometa a meta de zerar o déficit em 2009.



Fonte: Rosane de Oliveira - Zero Hora

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br