ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Reforma tem apoio de ex-constituintes

08/12/2008

 

Vinte anos depois de promulgada a Constituição, grande parte dos parlamentares que participaram da Assembléia Nacional Constituinte aponta a reforma tributária como a principal mudança a ser feita na Carta aprovada em 1988.

Uma pesquisa realizada pela Secretaria de Comunicação Social da Câmara com 251 ex-constituintes sobre o texto constitucional mostra que essa é a maior preocupação de 77% dos entrevistados.

O tema aparece antes mesmo da necessidade de aprovação de proposta que altera a edição e a tramitação das medidas provisórias que, para os congressistas, representam o engessamento do Legislativo pelo presidente da República. Esse item ficou em terceiro lugar, com 34%. Em segundo, foi apontada a reforma política, com 45%. Mais de uma resposta foi admitida no questionamento.

Parte dos ex-constituintes ouvidos na pesquisa ocupa ou ocupou cargos públicos. O presidente Luiz Inácio Lula na Silva não foi entrevistado. A Assembléia Nacional Constituinte (1987-1988) foi composta por 487 deputados e 72 senadores.

Ao avaliar a pesquisa, o ex-deputado João Gilberto Lucas Coelho, diretor do Centro de Estudos e Acompanhamento da Constituinte da Universidade de Brasília (UnB), disse que ainda prevalece a preocupação municipalista.

– A União, durante esses 20 anos, foi criando contribuições que não são repassadas. Não que eles (os municípios) tenham perdido receitas, mas a União criou novas e não dividiu o bolo tributário – afirmou.
 
 

 
(Fonte: Zero Hora)

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br