ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Missão cumprida

05/12/2008

 

Os opositores do governo de Yeda Crusius dirão que não há nada de extraordinário em pagar o 13º salário dos servidores do Executivo no dia 5 de dezembro. Lembrarão que dezenas de prefeituras já pagaram metade ou todo o 13º salário. E que o governo não está fazendo mais do que a obrigação. Até é verdade, mas como o Rio Grande do Sul se acostumou a conviver com a incerteza em relação ao pagamento do 13º, a quitação desse débito no quinto dia de dezembro deve ser saudada como uma grande notícia.

Nos últimos anos, o 13º foi pago aos servidores no prazo previsto na lei – até 20 de dezembro – mas sabe Deus a que custo. Só em juros, o governo pagou R$ 150 milhões nos últimos quatros anos.

Além dos empréstimos, os últimos governadores recorreram à venda de patrimônio e à antecipação do pagamento do ICMS – um expediente que revoltava os empresários – ou tiveram de ir a Brasília, de pires na mão, em busca de socorro financeiro.

O pagamento em dia do 13º salário é o resultado mais palpável da eliminação do déficit. Graças ao equilíbrio das contas, o governo pagará em 2008 14 folhas salariais: as 12 do ano, o 13º deste ano e o 13º de 2007, pago com um empréstimo do fundo de previdência e reposto entre maio e outubro.

Em 2009, o governo começa o ano sem o peso de uma folha de pagamento pendurada no prego. Sobra mais dinheiro para investir – e para atender necessidades que ficaram prejudicadas em nome do ajuste fiscal.

(Fonte: Rosane de Oliveira - Zero Hora)

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br