ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Ensino especial é desafio a ser vencido pelo governo

03/12/2008

 

 

 

Com mais de 1,5 milhão de pessoas com deficiência, o equivalente a 15% da população, o Rio Grande do Sul ainda luta para oferecer educação especial na rede pública. A acessibilidade ao ensino se apresenta como um drama para milhares de famílias e um desafio para governantes e parlamentares gaúchos. Responsável pela promoção de políticas públicas, a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas Portadoras de Deficiência e de Altas Habilidades no RS (Faders) vem passando por uma reordenamento desde o ano passado.
Com nove escolas estaduais e centros de formação e orientação voltados a deficientes, a entidade enfrenta problemas devido à falta de professores. 'Mas em nenhum momento pensamos em fechar as instituições', garante o presidente da Faders, Cláudio Petrucci. Segundo ele, o processo consiste apenas num reordenamento das escolas. Para tanto, a entidade, vinculada desde o ano passado à Secretaria de Justiça e Inclusão Social, espera que as escolas especializadas voltem a fazer parte do quadro da Secretaria Estadual da Educação. 'Dessa forma, poderia ser feita a contratação emergencial de profissionais para atuar nas instituições especializadas', explica.
Além do reordenamento das escolas, a Faders trabalha na descentralização de ações no interior do Estado. Por meio de convênios com todos os municípios, são promovidos cursos de capacitação voltados a preparar profissionais para atuar na área de PcDs. Uma das novidades são os serviços disponibilizados pelo site www.portaldeacessibilidade.rs.gov.br.
(Fonte: Correio do Povo)
Imagens relacionadas:
Uma das dificuldades enfrentadas é a falta de professores, afirma Cláudio Petrucci
Uma das dificuldades enfrentadas é a falta de professores, afirma Cláudio Petrucci
 
(Clique sobre a imagem para ampliar)

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br