
Depois do sufoco em busca do equilíbrio das finanças estaduais em 2007 e 2008, a cerimônia de hoje no Palácio Piratini foi preparada para ser o símbolo de um governo de resultados que começará a partir de agora.
Aliados da governadora Yeda Crusius avaliam que o governo não conseguiu dar o devido destaque a medidas positivas anunciadas em 2008.
Em meio à deflagração da greve do magistério, a solenidade deve ser um balanço do que foi feito, como a previsão de zerar o déficit em 2009 (despesa maior do que receita) e o pagamento de precatórios. Um dos maiores destaques deve ser o volume de investimentos previsto para o próximo ano. Na agenda oficial, a governadora prevê o anúncio de novos projetos. O objetivo é destacar o empenho do governo em arrumar a casa e explicar o que isso significa à população.
– Vamos comemorar o final do ano após um duríssimo processo de ajuste. Amanhã (hoje), é a consolidação de tudo isso. Temos de dar um tratamento mais adequado e justo diante do que se conseguiu. Não divulgamos bem muitas coisas – disse um integrante do primeiro escalão.
Um aliado do governo afirmou que o Executivo começa a mostrar seu lado positivo:
– Se Yeda não tivesse errado tanto politicamente e não tivesse conduzido a relação com imprensa e com alguns setores tão equivocadamente, seria um governo de sucesso absoluto. O governo é um sucesso de resultados. Agora, começam a se estabelecer uma correção nas relações que nunca deveriam ter sido fragilizadas.
Fonte: Zero Hora