ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Afocefe participa de ato de assinatura do Projeto de Lei dos Precatórios

07/11/2008
O Afocefe Sindicato, que detém a vice-presidência da União Nacional de Credores de Precatórios (UNCP), participou nesta quinta-feira (06/10), no Palácio Piratini, da solenidade de apresentação do projeto de lei do Executivo, que pretende ampliar o pagamento de precatórios no Rio Grande do Sul. A proposta prevê a destinação de R$ 200 milhões para pagamentos em 2009, através de medidas como a elevação dos recursos do Fundo Estadual dos Precatórios, que hoje recebe 10% da cobrança da dívida ativa e passaria a receber 100% do valor arrecadado a partir do ano que vem. Segundo a governadora Yeda Crusius, ainda em 2008 a Secretaria da Fazenda vai liberar R$ 27 milhões para pagamento de 4.200 precatórios de pequeno valor inscritos entre 1999 e 2002.
O projeto de lei cria os Juízos de Conciliação, a exemplo do que ocorre no Estado da Bahia, onde são feitas audiências em núcleos de conciliação dos tribunais de Justiça e do Trabalho, presididas por juízes conciliadores, que irão negociar diretamente com os precatoristas. De acordo com o secretário da Fazenda, Aod Cunha, o Estado deseja pagar o valor original de cada precatório, mas não tem condições de cobrir a cascata de juros que eleva as dívidas. Os núcleos de conciliação seriam então a solução. Os credores receberiam o valor original do precatório sem os juros, mas com correção monetária.
Entre o conjunto de iniciativas propostas pelo governo, também está autorização para a Caixa de Administração da Dívida Pública Estadual S.A. (Cadip) efetuar transações de aquisição e alienação de precatórios, mediante leilões públicos com deságio mínimo e participação facultativa. A Cadip compraria os títulos, elevando os preços negociados atualmente por escritórios privados, funcionando como uma espécie de reguladora.

Audiência
Nesta quinta-feira pela manhã, a diretora de Desenvolvimento Funcional do Afocefe Sindicato e vice-presidente da UNCP, Márcia Berro, a presidente da UNCP e do Sinapers (Sindicato dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas do Estado) Ilma Truylio Penna de Moraes, e o assessor jurídico da entidade, Ricardo Bertelli, participaram de audiência com o secretário estadual da Transparência, Otaviano Brenner de Moraes, para receber antecipadamente, uma cópia do projeto de lei que seria enviado à tarde, pela governadora, à Assembléia Legislativa. “A construção deste projeto foi o resultado prático do trabalho permanente da pressão exercida pela UNCP junto ao governo gaúcho, através de reuniões e audiências com várias autoridades”, destaca Márcia Berro.

(Fonte: Assessoria de Imprensa Afocefe-Sindicato)
Imagens relacionadas:
Ato de assinatura e apresentação do Projeto de Lei dos Precatórios
Ato de assinatura e apresentação do Projeto de Lei dos Precatórios
 
A diretora do Afocefe e vice-presidente da UNCP, Márcia Berro,a presidente da UNCP e do Sinapers,Ilma Truylio Penna de Moraes e o assessor jurídico da UNCP,Ricardo Bertelli, em audiência com o secretário da Transparência, Otaviano Brenner de Moraes
A diretora do Afocefe e vice-presidente da UNCP, Márcia Berro,a presidente da UNCP e do Sinapers,Ilma Truylio Penna de Moraes e o assessor jurídico da UNCP,Ricardo Bertelli, em audiência com o secretário da Transparência, Otaviano Brenner de Moraes
 
(Clique sobre a imagem para ampliar)

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br