Piratini debate crise com aliados
20/10/2008
Depois de duas reuniões com economistas da administração e de fora dela, governadora Yeda Crusius realiza nesta segunda-feira nova rodada de discussões sobre os reflexos da crise econômica mundial no Rio Grande do Sul. Desta vez, porém, o debate contará com quórum ampliado. Foram chamados para participar do encontro integrantes do Conselho Político, o Secretariado, deputados federais e estaduais de partidos aliados do governo e economistas. A partir das 12h, no Galpão Crioulo do Piratini, além da possibilidade de impacto negativo nos cofres gaúchos em 2009, será discutida a conjuntura do cenário nacional. Por enquanto, o Executivo não pensa em alterar o projeto do orçamento em tramitação na Assembléia, mas está consciente de que o país e o Estado não passarão alheios ao episódio. Por isso, determinação é cautela para enfrentar percentual inferior ao esperado de crescimento no ano que vem e a conseqüente redução na arrecadação de ICMS, que terão como resultado reforço ainda maior da austeridade nos gastos e do ajuste fiscal.
LUZ NO FIM DO TÚNEL
Com base na matriz salarial dos servidores da segurança pública, o Executivo espera conceder reajuste aos servidores da área ainda no ano que vem. Com a sinalização, o governo tem chance de acalmar os ânimos.
QUITADA A PRIMEIRA
Governo do Estado pagou no dia 15 a primeira parcela do empréstimo com o Banco Mundial. Como valor foi não foi referente ao mês integralmente, mas a 17 dias, ficou em 837 mil dólares, equivalentes a R$ 1,8 milhão.
Fonte: Taline oppitz - Correio do Povo - 19/10/2008
|
|