ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Mercedes deixa pasta da Transparência

21/10/2008
Titular do Meio Ambiente assume secretaria que não foi criada oficialmente

Símbolo da reação do Estado contra a corrupção, após a seqüência de escândalos que atingiram o primeiro escalão do governo no início deste ano, a criação da Secretaria da Transparência sofreu um revés, ontem, com o pedido de demissão da titular Mercedes Rodrigues.
Nomeada há 90 dias, a secretária justificou sua saída pela frustração diante da falta de ações do governo para garantir a implementação prática do projeto. Em seu lugar, assumirá o atual secretário do Meio Ambiente, Carlos Otaviano Brenner de Moraes.
Como não foi recebida pela governadora Yeda Crusius, como pretendia, Mercedes entregou sua carta de demissão ao chefe da Casa Civil, José Alberto Wenzel, no fim da tarde. Segundo ela, a decisão foi sacramentada ontem, ao saber que o projeto que oficializa a criação da Secretaria de Transparência, mais um vez, não seria encaminhado à Assembléia Legislativa. Desde que assumiu o cargo, Mercedes atua de forma provisória em um gabinete com dois servidores. A expectativa era de que pelo menos 20 funcionários atuassem na pasta.
– Percebi que houve uma alteração na intenção governamental de efetivamente implantar uma Secretaria da Transparência. Tamanha delonga denota, pra qualquer pessoa, que não há real intenção de implantação desse órgão – afirmou.
O projeto chegou a ser encaminhado à Assembléia logo após o anúncio oficial, mas acabou sendo retirado pelo governo para ajustes. Desde então, Mercedes diz ter recebido diferentes explicações para justificar sucessivos adiamentos, como falta de clima político, viagens da governadora e as eleições municipais. Seu descontentamento teria sido expressado a Yeda previamente, em trocas de e-mails.
– Com mais de 90 dias transcorridos, continuamos com o gabinete precário, sem condições mínimas para o funcionamento de uma verdadeira política transparência – disse.
Embora tenha preferido não opinar sobre os motivos do governo a adiar a criação da Secretaria, Mercedes admitiu que interesses políticos podem ter influenciado.
– A criação de um órgão de transparência sempre desacomoda. Enfrentar essas questões é um processo desgastante e que gera desconforto. Mas nunca tive atrito – ponderou.
O nome de Otaviano foi anunciado por Yeda por volta das 22h30min em Canela, durante a abertura da Festa Nacional da Música. Yeda classificou a saída de Mercedes como um “desajuste de concepções”.
– Desde o começo eu disse que não seria uma secretaria tradicional, com estrutura de secretaria. Ela coordena as ações, o conceito é enxuto e transversal, está em todos os pontos do governo. Nesse desajuste de concepções, houve essa troca. A partir de amanhã (hoje), é o secretário Otaviano quem assume essa tarefa – afirmou a governadora.
O secretário-adjunto do Meio Ambiente, Francisco Simões Pires, assumirá interinamente a pasta.


O projeto > A criação da Secretaria de Transparência foi anunciada no dia 14 de julho, durante a divulgação de uma carta-compromisso de 120 linhas pela governadora Yeda Crusius. Símbolo do engajamento contra a corrupção no Estado, o pacote previa ao todo sete ações de combate a fraudes. > A proposta foi sugerida pelo gabinete de crise, criado depois do escândalo de uma gravação feita pelo vice-governador Paulo Feijó e que resultou na demissão do então chefe da Casa Civil, Cézar Busatto. > A pasta deveria cobrar dos gestores a correção de falhas ou ilegalidades apontadas pela Contadoria e Auditoria Geral do Estado (Cage). > O projeto para oficializar a criação chegou a ser encaminhado à Assembléia Legislativa, mas foi retirado pelo governo para ajustes. > Antes de ser nomeada para o cargo, Mercedes passou pela secretaria-geral de Governo. Ela ocupou a vaga deixada por Delson Martini, que caiu depois da divulgação de escutas telefônicas da Operação Rodin, nas quais era citado por réus na Justiça Federal.


Fonte: Zero Hora

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br