ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Transparência e o desfecho previsto

21/10/2008
Desembarque de Mercedes Rodrigues do governo não é surpresa. Há meses, integrantes da cúpula do Executivo demonstravam preocupação com a demora na oficialização da Secretaria da Transparência e com o desfecho do episódio. A criação da Pasta foi anunciada com pompa e circunstância, dia 14 de julho, em cerimônia no Piratini pela governadora Yeda Crusius como parte da carta-compromisso. O documento foi lançado em meio à CPI do Detran e no auge da crise política que atingiu o governo, como forma de reiterar o compromisso com a ética, a transparência e o combate à corrupção. Vinte dias depois, em 2 de agosto, Mercedes, que comandava a Secretaria-Geral de Governo, recebeu a tarefa de capitanear o Gabinete da Transparência até que a nova secretaria saísse do papel. Desde então, porém, a alardeada Pasta parece ter deixado de ser prioridade. Secretários sabiam da insatisfação de Mercedes e entraram em cena na expectativa de agilizar o processo (que estava na dependência do aval de Yeda) e de acalmar os ânimos. Não obtiveram sucesso na empreitada. Mercedes despediu-se com manifestações duras em relação à postura do governo e sem falar com a governadora. Internamente, a leitura é que o quadro se agravou devido à 'incompatibilidade de gênios' e que movimento de Yeda foi premeditado.
REFORÇO DA TESE
Apesar da nota divulgada pelo Piratini, reforçando compromisso com a criação da Secretaria da Transparência, o descaso com o tema até agora fortalece tese defendida pela oposição e por alguns aliados, de que o anúncio foi ação de marketing do Piratini.
AINDA NA GAVETA
O projeto de criação da secretaria foi encaminhado ao Legislativo em 16 de julho. Dois meses depois, a proposta foi retirada da pauta, a pedido de Yeda. Para aperfeiçoar a matéria, foi criado grupo técnico. O trabalho foi concluído, mas, até agora, não saiu da gaveta.


Fonte: Taline Oppitz - Correio do povo

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br