TECNOLOGIA COM RESPEITO À NATUREZA
André Imar Kulczynski
06/12/2007
Paradigma prioritário da sociedade contemporânea global, a busca pelo equilíbrio entre avanço tecnológico e preservação ambiental é uma das questões mais relevantes para a Prefeitura de Porto Alegre. Porém, para que essa relação se estabeleça de forma harmônica, em benefício da coletividade, é necessário despojar a discussão de ideologia, tabu ou preconceito.
A edição do dia 23 de novembro do jornal Correio do Povo flagra momento simbólico da coexistência pacífica entre a tecnologia e a natureza. A cena registrada pela lente do fotógrafo Ricardo Giusti é a prova incontestável de que é possível crescer tecnologicamente, no ritmo exigido pelos padrões mundiais, sem, contudo, alterar a cadeia ambiental. Na foto estampada na página 7, vê-se um joão-de-barro que construiu sua moradia junto à antena que emite sinal wireless (sem fio) da Procempa, no Parque da Redenção, além de abrigar a câmera de vigilância que a companhia mantém nesse local, em parceria com a Brigada Militar. Sem espaço para divergências, a foto confirma a antiga máxima segundo a qual uma imagem vale mais que mil palavras.
Há anos consagrada como uma das metrópoles mais arborizadas do país, Porto Alegre já é também reconhecida, nacional e internacionalmente, como a Capital Digital do Brasil. Muito desse título se deve ao sistema wireless, a Internet sem fio. O serviço é disponibilizado, gratuitamente, pela Procempa, em sete pontos da cidade.
Para se capacitar com eficiência e qualidade, a Procempa utiliza equipamentos modernos e seguros, certificados pela Anatel e produzidos pelos maiores fabricantes do mundo. Como mostra a foto, as ondas emitidas pelo sinal sem fio são absolutamente inofensivas a seres humanos e animais, independentemente da proximidade de sua instalação.
Além de equiparar Porto Alegre às grandes cidades do mundo em termos de tecnologia, o sistema de Internet sem fio vem se confirmando como ferramenta eficaz na promoção da inclusão digital e social. A tecnologia permite, por exemplo, que a rede municipal de ensino receba a Internet de alta velocidade da Procempa, conectando alunos e professores ao qualificado e veloz mundo on-line.
diretor-presidente da Procempa
Fonte: Correio do Povo
Data:06-12-07
Comentário do Afocefe:
|
|