ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Destaques

Libertar o futuro

Editorial Zero Hora

08/08/2006
A série de reportagens que Zero Hora estará publicando até sexta-feira mostra do ponto de vista do cidadão gaúcho como a crise das finanças públicas amarra o presente e inviabiliza o futuro. Como numa casa insolvente, em que os gastos superam os ganhos, o governo estadual enfrenta dificuldades para cobrir as despesas de cada mês, formando anualmente um déficit de mais de R$ 1 bilhão. A conta, obviamente, fica com o cidadão, que é forçado a pagar mais impostos e recebe ainda menos serviços, questão que o próximo governo precisará assumir como prioritária.
Há décadas os administradores utilizam-se de estratagemas para driblar essa realidade, sem encontrar radicalmente a causa do desequilíbrio. Assim, quando a inflação era elevada, bastava retardar pagamentos para dar a impressão de que o poder público era solvente. Depois, houve os recursos da privatização da Companhia Rio-Grandense de Telecomunicações (CRT) e de parte da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE). Mais recentemente, a unificação do caixa permitiu aos governantes dispor dessa fonte para cobrir o déficit. Até os depósitos judiciais foram usados. Já não há mais o que tentar, a não ser enfrentar a dura realidade de um Estado que gasta mais do que arrecada.
A situação de déficit crônico está fazendo com que serviços essenciais estejam se deteriorando, em especial os ligados à segurança pública, à educação e às áreas de infra-estrutura. O desafio está lançado.
Setores importantes da sociedade gaúcha já se mobilizam para enfrentá-lo, com propostas como as encaminhadas via Pacto pelo Rio Grande ou via o projeto de uma Agenda Estratégica. O fato de existirem medidas sugeridas, porém, não significa que a questão já esteja resolvida. O próximo governador terá que ter a coragem de encarar a situação com foco, determinação e urgência, desde o primeiro dia de seu mandato, sem protelações ou adoção de medidas ilusórias.




Comentário do Afocefe:



VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br