ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Destaques

Os candidatos e o déficit

Editorial Zero Hora

21/07/2006
A atenção dedicada ao déficit público do Estado nos debates iniciais entre candidatos ao governo gaúcho confirma que essa será uma questão central da campanha até outubro. O tema é complexo, de difícil compreensão para a maioria da população e, aparentemente, está longe de despertar interesse entre os eleitores de maneira geral. Até por isso, é importante que os interessados em assumir o Palácio Piratini se esforcem em transmitir com clareza seus planos para enfrentar o impasse. E, ao mesmo tempo, que reforcem a necessidade de o governo estadual se comprometer com metas de equilíbrio das finanças públicas.
Projeções feitas pelos formuladores do chamado Pacto pelo Rio Grande confirmam a necessidade de os futuros governantes se comprometerem, já a partir de janeiro de 2007, em aproximar as despesas das receitas. Na hipótese de as determinações do acordo serem realmente colocadas em prática conforme o texto aprovado pela Assembléia, o Tesouro gaúcho poderia economizar R$ 2,5 bilhões até 2010. É o mínimo, depois de medidas tão duras e difíceis de serem postas em prática, que o setor público precisaria para zerar seu déficit.
Mesmo de difícil obtenção, o resultado financeiro significa apenas um primeiro passo do que precisa ser feito para ordenar o setor público. Depois de um histórico descaso nessa área, o Estado enfrenta hoje uma crise financeira cujas soluções não têm mais como ser adiadas, pois até mesmo a governabilidade corre risco.
Quem quer que seja indicado para gerir o Estado pelos próximos quatro anos não terá como escapar à adoção de providências financeiras rígidas. É importante, por isso, que os candidatos a governador demonstrem objetividade em relação à questão, transmitindo claramente aos eleitores o que pretendem fazer para que o Estado se mantenha financeiramente viável.



Comentário do Afocefe:



VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br