ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Destaques

A hora da verdade

Editorial Zero Hora

12/07/2006
A elaboração de um conjunto de propostas a serem incluídas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), com votação prevista para hoje pela Comissão de Finanças da Assembléia, representa um primeiro teste para o chamado Pacto pelo Rio Grande. Se nessa lei, que antecede ao orçamento, estiverem delineadas as medidas básicas de limitação dos gastos - como o teto salarial a ser utilizado e o tamanho do corte nos orçamentos dos poderes -, estará vencida uma primeira etapa.
Na construção de alternativas para o saneamento financeiro do Estado, todos concordam sobre a necessidade de sacrifícios de todas as áreas, a começar pela sustação dos mecanismos que ampliam os gastos públicos. Medidas fundamentais são, por isso, a limitação dos salários num teto razoável e especialmente o congelamento, por dois anos, dos valores orçamentários de cada poder.
Há expectativa no Estado para ver se a consciência de que o caminho é esse se converte em decisões que, mesmo duras, serão efetivamente adotadas. O pacto é um acordo para dar viabilidade e governabilidade ao poder público, devolvendo-lhe a capacidade de pagar seus compromissos e de investir. Não visa a prejudicar poderes, setores, organizações ou corporações, embora a cada poder, setor ou corporação caiba parte do peso a ser carregado.
O saneamento do Estado e a garantia de seu futuro são pressupostos também para a própria governabilidade, permitindo que o governador a ser eleito em outubro tenha condições de encaminhar alternativas viáveis logo depois da posse. A disposição dos poderes em fazer a sua parte nesse processo é igualmente decisiva para a aceitação de parte das medidas pelo setor privado, precondição para que venham a assegurar os resultados pretendidos.




Comentário do Afocefe:



VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br