ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Destaques

Previdência vulnerável

Editorial Zero Hora

30/06/2006
O impacto do reajuste do salário mínimo nas contas da Previdência dá uma dimensão clara da vulnerabilidade do sistema de seguridade. Mesmo com a melhoria no emprego formal, que favorece a arrecadação, a simples elevação do piso mínimo dos trabalhadores provocou um agravamento preocupante no déficit do sistema. O resultado, devido à variação do valor das aposentadorias e pensões, confirma o quanto o país precisa se manter cauteloso e atento às necessidades de correção nessa área.


Só em conseq¨ência do reajuste do salário mínimo sobre pensões e aposentadorias, o déficit previdenciário em maio elevou-se em 37,5% na comparação com igual mês do ano passado. Em relação a abril último, o aumento foi de 26,7%. O impacto é ilustrativo da dificuldade enfrentada pelo país de remunerar melhor quem ganha menos e quem está na inatividade sem pressionar excessivamente as finanças públicas. Isso porque, mesmo com duas reformas recentes no sistema, o desequilíbrio crônico entre receita e despesa da Previdência segue pressionando o déficit do setor público de maneira geral.


A persistência do descontrole reforça a necessidade de o país implementar correções no sistema. É a forma de evitar que a Previdência venha a se inviabilizar por falta de vontade do poder público de enfrentar as suas mazelas.


Sob esse aspecto, é positiva a preocupação do governo de demonstrar o máximo de transparência nas contas, a começar pela destinação de parte da receita da Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras (CPMF). A transparência na contabilidade é uma precondição para ajustes no sistema que o país não terá como adiar por muito tempo.


VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br