ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Destaques

Pacto ou programa de recuperação

ADÃO VILLAVERDE/ Deputado estadual (PT)

15/05/2006
Por mais meritório que seja o "Pacto pelo RS" sugerido por forças situacionistas, o que o Estado necessita mesmo é de um programa de recuperação de sua viabilidade econômica e de defesa de suas funções públicas. Seus recursos têm sido absorvidos pelo pagamento da dívida, por políticas equivocadas de renúncia fiscal, pelo não-combate à sonegação, por programas ineficazes de anistias fiscais e pelo fato de o Congresso não ter aprovado, na forma original, a reforma tributária, que poderia, inclusive, pôr fim à guerra fiscal. Hoje, do ponto de vista de uma visão de Estado, o RS perdeu a capacidade de cumprir suas responsabilidades, sobretudo por sua submissão político-jurídica à dívida pública. Daí também a necessidade de ressignificação e recuperação de suas funções estruturantes, orientadas pelo interesse público.
Mesmo que praticamente todos os partidos já tenham vivido a situação de governo, é necessário fazer um exame do que foi proposto pelo atual administrador e o que ele, efetivamente, fez. Não para estigmatizá-lo, mas para que se tenha uma visão do que é proposto em período eleitoral e o que é possível fazer, aferindo-o não pelo seu discurso, mas sim por sua capacidade ou não de gestão.
Portanto, o que precisamos é de um programa que tenha a coragem de enfrentar a crise financeira estrutural, combatendo a sonegação e reorientando os critérios de incentivos. Propondo o escalonamento da dívida junto ao governo federal e apoiando firmemente a reforma tributária nacional, de modo a unificar o ICMS, acabando com a guerra fiscal. Buscando permanentemente um diálogo qualificado e altivo com a União, a partir de uma visão de Estado e não somente de governo. Conferindo ao RS condições de retomada de suas funções públicas, dando-lhe maior capacidade de gestão, para que possamos investir no desenvolvimento sustentável e retomar o crescimento que tanto o povo gaúcho quer e necessita.

Fonte: Zero Hora

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br